Para quem ama andar de mota, não há caminhos impossíveis nem clima que o pare, mesmo quando o inverno bate à porta.
Se os motards mais calejados já sabem o que têm de fazer para se protegerem do frio e da chuva e continuarem a conduzir as suas motos em segurança, a nova vaga de motociclistas que nasceu graças ao desenvolvimento de novas soluções de mobilidade urbana pode enfrentar algumas dificuldades quando o inverno chegar.
De forma a ajudar todos os motociclistas a enfrentarem a estação mais fria e chuvosa do ano em total segurança e conforto, reunimos sete dicas que lhe vão permitir desfrutar da sua mota no inverno como se estivesse num belo dia de primavera.
Tal como acontece nos automóveis, aconselha-se a que faça uma revisão completa à sua moto antes do inverno se começar a fazer anunciar.
É importante que faça uma revisão em que verifique:
Quando a temperatura baixa, isso não são boas notícias para a bateria da sua moto, especialmente se não tem uma garagem ou um local abrigado onde a guardar.
Por isso, é importante que não só verifique a carga da bateria da sua moto, mas também pense em trocá-la se a bateria já não estiver em boas condições.
O problema pode adensar-se se não andar com a sua moto muitas vezes ou a bateria já tiver uns anos, pois esta poderá já não ter a energia necessária para ativar a ignição num dia frio.
Para manter a vitalidade da bateria, aconselhamos a que utilize um carregador/otimizador de bateria enquanto a moto estiver parada durante longos períodos de tempo.
Se tiver uma mota elétrica isto é um não problema, principalmente se se tratar duma SEAT Mó 125 100% elétrica, pois tem uma bateria amovível que pode guardar e carregar em casa.
Andar de mota à chuva ou em estradas geladas pode ser muito perigoso se não tiver os pneus mais adequados.
Assim, evite pneus macios que dificilmente atingem a temperatura ideal que garanta boas condições de aderência e, ao invés, opte por pneus de sílica e/ou de turismo.
Porquê a sílica? Devido ao seu carácter arenoso, as sílicas incorporadas nos compostos de borracha oferecem uma maior aderência, duram mais tempo e garantem um melhor desempenho com chuva e gelo.
Contudo, nem os melhores pneus evitam quedas, por isso é importante que circule com velocidade moderada e evite as áreas "brilhantes" em estradas mais expostas à acumulação de gelo.
Durante a primavera e o verão, basta uma t-shirt e um casaco para que o motociclista se sinta confortável enquanto conduz a sua moto, porém, isto não é suficiente quando chega o inverno.
Entre outras coisas, para que se sinta confortável e possa conduzir a sua moto em total segurança, é importante que:
De forma a proteger o radiador da água e sujidade que se acumula na estrada durante o inverno, coloque um pequeno protetor no para-lamas dianteiro.
Andar de mota no inverno deve ser sinónimo de precaução. Os lençóis de água e o gelo exigem da sua parte uma maior atenção e moderação da velocidade de modo a garantir uma margem de antecipação caso seja sujeito a realizar uma travagem de emergência (com a estrada molhada, a distância de travagem aumenta).
Assim, reduza a velocidade, conduza de forma mais tranquila e duplique a distância de segurança.
Caso tenha de deixar a mota na rua durante a noite ou a deixe estacionada por longos períodos de tempo ao ar livre no inverno, utilize uma capa integral para a proteger.