Em situações de travagem de emergência ou em superfícies escorregadias, o sistema antibloqueio de travagem (ABS) impede que as rodas bloqueiem e mantém a estabilidade do veículo. Quando as rodas bloqueiam, não conseguem transmitir as forças de viragem e o automóvel não responde aos comandos de direção. Para impedir que tal aconteça, a unidade de controlo do ABS monitoriza a velocidade de rotação de todas as rodas do veículo através dos sensores de velocidade das rodas. Se uma das rodas ameaçar bloquear, uma válvula solenóide na unidade de controlo do ABS reduz a pressão de travagem na respetiva roda até que esta recomece a rodar livremente e, em seguida, a pressão é novamente aumentada até ao limite de bloqueio. A estabilidade do veículo é mantida. Nos sistemas ABS modernos, como aqueles utilizados em todos os modelos SEAT, este processo ocorre várias vezes por segundo. O condutor percebe a ação do ABS através de uma ligeira vibração no pedal do travão. Com o sistema de controlo do ABS, apesar da desaceleração máxima, o automóvel pode ser manobrado facilmente para evitar obstáculos e impedir uma colisão.