Aquaplanagem

A capacidade de um pneu transmitir forças à superfície da estrada é definida pelo seu coeficiente de atrito estático ou pelo respetivo coeficiente de aderência. Depende da condição do pneu (largura, profundidade do relevo, pressão do ar), da velocidade e da superfície da estrada. A aquaplanagem tem um efeito particularmente adverso na aderência do pneu. Durante a aquaplanagem, o pneu perde a capacidade de retirar a água e de manter o contacto com a estrada, o que é necessário para transferir a potência e a direção. O efeito de aquaplanagem ocorre quando a água funciona como uma cunha sob a superfície de apoio do pneu e o pneu perde o contacto com a estrada. O efeito final da aquaplanagem depende da profundidade da água na superfície da estrada, da velocidade, da forma e da profundidade do relevo do pneu e da carga que pressiona o pneu contra a superfície da estrada. Em caso de aquaplanagem, o automóvel perde a estabilidade direcional, uma vez que os pneus não conseguem transmitir as forças de travagem ou de direção à superfície da estrada.