O Climatronic da SEAT garante maior bem-estar, conforto e segurança aos ocupantes.
Uma aerodinâmica otimizada e uma boa visibilidade em todos os ângulos requerem superfícies em vidro amplas e inclinadas. Mesmo com uma pequena quantidade de radiação solar, o interior tem tendência a aquecer, pelo que é necessário o máximo de ar fresco possível. Um ambiente agradável semelhante à temperatura ambiente só pode ser alcançado com um sistema de ar condicionado. Também evita que os ocupantes cheguem cansados ao destino.
O sistema de Ar Condicionado é composto, essencialmente, por um sistema de refrigeração, aquecimento, um controlador de humidade e um ventilador. Complementa o sistema de aquecimento e ventilação num automóvel.
Um sistema de ar condicionado não produz frio, mas funciona segundo o princípio da bomba de calor, como num frigorífico. Em termos simples, o ar passa através de um evaporador, onde transfere o respetivo calor para o refrigerante, onde perde a pressão de forma rápida fazendo com que o evaporador fique a uma temperatura extremamente baixa.
O ar refrigerado e seco é depois ventilado para o interior. Um compressor arrefece o refrigerante até à temperatura necessária. Alguns sistemas incluem um compressor regulado externamente com uma temperatura de evaporador ajustável entre 2 e 12 ºC. Desta forma, o ar não é desumidificado mais do que o necessário, reduzindo assim o requisito de energia e, por conseguinte, também o consumo de combustível.
A SEAT oferece o sistema de ar condicionado e o controlo de climatização automático (Climatronic) nos seus modelos. Com o sistema Climatronic em funcionamento automático este lê a posição solar em relação ao condutor e reparte consoante as necessidades de ar frio para as zonas superiores e inferiores, obtendo-se assim uma temperatura homogénea ideal, mais conforto e segurança.
Enquanto o desempenho de um sistema de ar condicionado convencional tem de ser reajustado continuamente devido a fatores como a radiação solar e o calor emitido pelo motor, sistema de escape, etc., os sensores Climatronic registam mudanças na radiação solar e na temperatura interior e exterior. O controlo eletrónico mantém a temperatura interna pré-selecionada, ajustando automaticamente a temperatura do ar, a velocidade do ventilador e o acionamento das abas de distribuição de ar. Em alguns modelos SEAT, é possível definir diferentes temperaturas para os lados do condutor e do passageiro dianteiro. A diferença máxima de temperatura é de 2° Celsius.
Todos os sistemas de ar condicionado nos modelos SEAT funcionam de forma ecológica e não utilizam refrigerantes que contenham CFC (clorofluorcarbonetos).