A caixa de velocidades DSG de dupla embraiagem SEAT representa uma evolução de última geração. A caixa de 6 velocidades totalmente automática é caracterizada pela capacidade de mudar de velocidade sem interromper a tração. Como resultado, a mudança de velocidade é extremamente suave e é efetuada de forma quase impercetível para os ocupantes. A Caixa DSG (Direct Shift Gearbox) tem duas embraiagens secas ou em banho de óleo que utilizam dois veios de transmissão para operar a 1.ª, 3.ª, 5.ª velocidades e a marcha-atrás (embraiagem 1) ou a 2.ª, 4.ª e 6.ª velocidades (embraiagem 2), respetivamente. Numa mudança de velocidade, a próxima velocidade já está pré-selecionada, mas ainda não está embraiada. No espaço de três a quatro centésimos de segundo, uma embraiagem abre enquanto a outra fecha. Desta forma, as mudanças de velocidade são efetuadas de forma impercetível para o condutor e sem qualquer interrupção na tração.
Consoante o estilo de condução, a eletrónica de controlo inteligente permite alcançar uma poupança de combustível de até 10% em comparação com uma caixa manual de 6 velocidades.
Com a caixa de velocidades de dupla embraiagem de 7 velocidades com tecnologia de embraiagem seca, a tecnologia de transmissão revolucionária da SEAT está também disponível para motores mais pequenos, que desenvolvem um binário máximo de 250 Newton metros. A diferença essencial na caixa de velocidades de dupla embraiagem de 6 velocidades é uma nova embraiagem dupla que funciona a seco e não em banho de óleo. A embraiagem a seco é mais eficiente. As consequências são um consumo reduzido de combustível e uma redução das emissões, e ainda mais conforto e prazer de condução. Foram efetuados mais desenvolvimentos aos detalhes da nova Caixa DSG, deixaram de ser utilizados alguns componentes e foi possível reduzir o peso.