Os Combustíveis para motores de combustão interna estão divididos entre gasolina e diesel. De uma forma geral, os combustíveis são produzidos a partir da destilação do petróleo. Para utilização em automóveis, devem ser o mais puros possível e estar livres de impurezas sólidas. A gasolina está disponível com diferentes gravidades específicas e com índices de octanas diferentes (normal, super, super plus).
O índice de octanas determina o valor antidetonante. Quanto maior o índice de octanas, maior a resistência à detonação. O diesel é produzido durante a destilação do petróleo a 180 a 300°C. A qualidade e as propriedades da gasolina e do diesel são essencialmente determinadas pelos aditivos. Estes aditivos químicos garantem a estabilidade do armazenamento, aumentando ainda mais a resistência à detonação e a proteção contra corrosão. Melhoram a fluidez do diesel a temperaturas abaixo da temperatura de congelamento ou impedem a formação de cristais de gelo na borboleta do acelerador, que podem surgir se for extraído calor do ar quando o combustível é vaporizado.
A utilização de catalisadores obriga à utilização de combustíveis sem chumbo. Como os compostos orgânicos do chumbo foram anteriormente considerados os agentes antidetonamento mais eficazes, os combustíveis sem chumbo têm de ser enriquecidos com componentes sem chumbo especiais, de elevada qualidade e octanas elevadas.