O DCC é um sistema inovador que lhe permite escolher o estilo de condução que pretende em qualquer altura. São disponibilizadas três configurações - Normal, Sport e Confort - com um simples toque num botão da consola central. Este sistema aciona os amortecedores regulados eletricamente e a direção. No modo Sport, por exemplo, o amortecimento é mais firme, com menos oscilações da carroçaria, uma resposta mais rápida nas curvas e uma resposta da direção superior, oferecendo uma experiência de condução idêntica à de um automóvel desportivo ágil. Já o modo Confort está orientado para o conforto e para uma configuração mais suave do amortecimento do chassis. Os amortecedores também se adaptam às condições da estrada. Cada amortecedor encontra-se ligado a um controlo que calcula a definição ideal para cada roda a partir de dados de sensores e de outras informações recebidas dos sistemas de direção, travagem, motor, caixa de velocidades e assistência à condução. Tal permite ao DCC reagir continuamente (até mil vezes por segundo) às irregularidades da estrada, às mudanças de faixa ou a estradas sinuosas, reduzindo a inclinação longitudinal e a inclinação transversal e fornecendo as definições ideais para cada situação de condução.
O controlo adaptativo da suspensão DCC adapta continuamente o amortecimento do sistema de suspensão às características da estrada à situação de andamento (velocidade, aceleração e ângulo do volante) consoante o perfil de condução selecionado. Adicionalmente adapta-se o comportamento dinâmico do veículo, melhorando a tração em curva e a sua capacidade de viragem. Dentro do perfil individual também se pode ajustar de forma personalizada a posição do DCC. amplia a gama de utilização dum veículo e garante uma melhoria significativa na direção.
Amortecedores bem controlados garantem que todos os quatro pneus tenham boa tração, mesmo em estradas escorregadias e em curvas apertadas. A distância de travagem também é reduzida devido à melhor aderência. A direção assistida eletromecânica, que intervém para apoiar o movimento da direção, também garante uma direção mais sensível.
O controlo adaptativo da suspensão também otimiza o amortecimento das rodas, o que também garante mais segurança. O controlo do chassis DCC cria assim um compromisso entre conforto e segurança.
O controle adaptativo da suspensão DCC pode funcionar ativa ou passivamente. Isso significa que ele pode operar de forma totalmente independente ou com a ação do conduto, através de um botão existente no interior do automóvel. Com o controlo adaptativo da suspensão DCC, a regulação é realizada por uma válvula controlada eletronicamente no amortecedor. Esta válvula regula o fluxo de óleo entre os tubos amortecedores. Ao variar o fluxo do óleo, a força de amortecimento do amortecedor ativo pode ser ajustada em poucos milissegundos pela válvula de ajuste.