O Filtro de Partículas Diesel reduz o número de partículas de fuligem contidas no gás de escape, garantindo assim uma maior redução nas emissões e uma performance ambiental ainda melhor dos motores diesel. No entanto, a fuligem depositada no filtro continua a ter de ser eliminada para que o filtro não fique obstruído. Para este efeito, o elemento de filtro cerâmico está equipado com um revestimento que contém metais nobres e que atua de duas formas.
Durante a regeneração passiva, a fuligem contida no filtro é convertida em CO2 de uma forma lenta e não destrutiva. Este processo ocorre a um intervalo de temperaturas entre 350 e 600°C e de forma contínua, sobretudo na condução em autoestradas, sem medidas especiais.
Apenas em caso de funcionamento prolongado com o motor a funcionar a carga baixa, por exemplo, no tráfego citadino, a aproximadamente cada 400 a 600 quilómetros, ocorre um aumento ativo na temperatura de escape para cerca de 600°C que possibilita a regeneração adicional do filtro. A esta temperatura, as partículas acumuladas no filtro são queimadas.