Ein SEAT Mechaniker füllt gerade Motoröl in einen SEAT
Resumindo

Fatos rápidos

  • Os óleos desempenham um papel importante nos veículos como lubrificantes.
  • O circuito de óleo de um motor deve garantir que todas as partes mecânicas móveis e todos os pontos onde ocorre o atrito das peças do motor sejam permanentemente revestidos com óleo.

Óleo

Os óleos, como lubrificantes, têm um papel importante no automóvel.

Os lubrificantes são um agente de separação entre dois elementos de fricção que se movimentam um contra o outro. O Óleo evita o contacto direto, minimizando a fricção e reduzindo o desgaste. O óleo, como lubrificante, pode ser encontrado no motor, na transmissão e no diferencial.

A qualidade dos óleos depende do refinamento do óleo de base e dos aditivos. Atualmente, devido às elevadas tensões envolvidas, são frequentemente utilizados óleos parcial e totalmente sintéticos. Estes também possibilitam alargar consideravelmente os intervalos entre mudanças de óleo do motor. É feita uma classificação importante com base nos graus de viscosidade (SAE = Sociedade de Engenheiros de Automóveis; do inglês, Society of Automotive Engineers). A viscosidade é uma medida da fricção interna que resiste ao fluxo do óleo de lubrificação. Atualmente, estão disponíveis no mercado sobretudo óleos multigrau que podem ser utilizados com diferenças maiores de temperatura ambiente, sendo, portanto, adequados para utilização durante todo o ano.

Estes óleos têm códigos de identificação, como 10W-40. O primeiro número dá informações sobre as propriedades de utilização com frio (por ex.: 10W significa a partir de -20 °C). O segundo número quantifica a viscosidade a 100 °C. Quanto mais elevado for o segundo número, melhores as propriedades de lubrificação a temperaturas elevadas. As viaturas SEAT utilizam óleo de motor com norma VW.

Circuito de Óleo

O Circuito de Óleo de um motor tem de garantir que todas as peças mecânicas em movimento e que todos os locais onde ocorre fricção entre as peças do motor são permanentemente abastecidas com uma película lubrificante. Nos motores de automóveis convencionais, o cárter de óleo forma o reservatório para o óleo do motor que circula no circuito de óleo. Com o motor a funcionar, a bomba de óleo garante uma pressão do óleo uniforme no circuito de óleo.