O Sistema de Escape é utilizado para remover e limpar os gases formados durante a combustão nos cilindros do motor. O sistema de escape é composto essencialmente pelos seguintes componentes:
• coletor de escape
• purificador de gás de escape (catalisador)
• silencioso
Turbocompressor de gases de escape
Os turbocompressores aumentam a vazão de ar de um motor, aumentando assim a potência, o binário e a eficiência com o mesmo deslocamento. O turbocompressor de gases de escape consiste em duas turbinas. A roda da turbina está localizada no fluxo de gases de escape e usa a sua energia de fluxo. Ela aciona a roda do compressor, que é conectada por meio de um eixo. Aqui, o ar de admissão é comprimido até uma pressão de aproximadamente 1,2 bar. O ar aquecido por compressão geralmente é refrigerado por meio de um intercooler e, em seguida, alimentado na câmara de combustão. O ar frio ocupa um volume menor que o ar quente. Isso permite que mais oxigénio entre na câmara de combustão. No passado, o aumento de desempenho era o principal argumento dos turbocompressores, hoje é principalmente economia de energia e redução de emissões, mas também a força de tração.
Comportamento de emissão
O comportamento dos gases de escape descreve a capacidade de um motor de controlar a qualidade dos gases de escape durante a operação. Desde a introdução do EURO 3, todos os automóveis de passageiros devem ter o chamado diagnóstico de bordo (EOBD = Euro Onboard Diagnosis). O EOBD monitoriza todos os componentes relevantes para a limpeza dos gases de escape, como a sonda lambda ou o conversor catalítico. Em caso de avaria, o condutor é informado através de um aviso e deverá dirigir-se a uma oficina.