Os turbocompressores aumentam o débito de ar de um motor, comprimindo o ar requerido para combustão. Através da instalação de um turbocompressor, é possível aumentar a potência, o binário e a eficiência comparativamente a um motor normalmente aspirado com a mesma cilindrada.
O Turbocompressor usa a energia contida no gás de escape. O rotor da turbina está localizado na corrente de gases de escape e aciona o rotor do compressor ligado por um veio. Neste momento, o ar é comprimido até 1,5 bares de sobrepressão. O ar aquecido pela compressão é geralmente refrigerado através de um intercooler e, em seguida, canalisado para a câmara de combustão. O ar frio ocupa menos volume do que o ar quente. Consequentemente, é fornecido mais oxigénio para a combustão na câmara de combustão.
Antigamente, o aumento da potência era o principal motivo para utilizar um turbocompressor. Atualmente, este serve principalmente para poupar energia e para reduzir as emissões, bem como para aumentar a potência. Atualmente, os motores diesel usam turbocompressores cuja geometria da turbina varia de acordo com a carga do motor no ajuste das palhetas, o chamado turbocompressor com geometria variável da turbina (VTG, Variable Turbine Geometry).