SEAT Leon celebra 25 anos

Voltar a Notícias e Eventos
05/03/2025

O SEAT Leon celebra este ano o seu 25.º aniversário. Desde o seu lançamento original em 1999, este modelo tem liderado o segmento de compactos ao longo de quatro gerações, sempre com o objetivo de inovar no design, tecnologia, performance e equipamento. O renovado SEAT Leon acrescenta inovações tecnológicas e mecânicas à gama, incluindo a nova geração de motores híbridos plug-in e-HYBRID, que permite uma gestão mais inteligente do motor a combustão para otimizar ainda mais a eficiência, continuando a oferecer uma experiência de condução única e amiga do ambiente, combinando o dinamismo próprio da SEAT e o lado desportivo proporcionado pelos seus 204 cv (150 kW) de potência.

SEAT Leon: Um Ícone de Inovação e Desempenho

A SEAT orgulha-se de ter um dos seus modelos mais bem-sucedidos, idealizado, desenvolvido e produzido inteiramente em Barcelona, onde já foram fabricadas mais de 2,5 milhões de unidades do SEAT Leon até à data.

Em Portugal, o SEAT Leon continua a demonstrar a sua força e relevância no mercado automóvel, mesmo num segmento que não registou crescimento em 2024. No último ano, o modelo teve um desempenho excecional, com um crescimento de 74% face a 2023, consolidando a sua posição como um dos compactos mais procurados pelos consumidores portugueses. No caso da versão Sportstourer, o crescimento foi ainda mais impressionante: um aumento de 108% que a colocou como a segunda carrinha mais vendida do segmento. Estes resultados refletem a aceitação do modelo, especialmente no canal de frotas, que representa 87% das vendas da versão Sportstourer.

A estratégia da SEAT para o Leon tem sido reforçada pela introdução da nova versão e-HYBRID, que se posiciona como uma oferta única no mercado. Com uma autonomia elétrica líder no segmento, esta versão híbrida plug-in destaca-se como a única carrinha PHEV com um alcance superior a 100 km em modo elétrico. Este fator torna o SEAT Leon e-HYBRID uma opção diferenciadora para clientes que procuram eficiência energética sem abdicar da versatilidade e do prazer de condução. Com estas conquistas, a SEAT sublinha que, mesmo num contexto desafiante, continua a oferecer modelos inovadores e competitivos, com uma presença forte no mercado português.

Quanto às inovações tecnológicas implementadas no SEAT Leon, destacam-se os faróis LED Matrix, um novo software HMI melhorado e redesenhado no painel de instrumentos Digital Cockpit de 10,25'' (26 cm) e nos ecrãs de infotainment, que passam a ter até 12,9'' (32,7 cm) - 10,4'' (26,42 cm) na versão Style – e incluem comandos retro iluminados para regular a temperatura e o volume, ou o carregador sem fios para dispositivos móveis, que é arrefecido e vê a potência aumentar para 15W.

Potência e Desempenho do SEAT Leon e-HYBRID

Com o novo bloco 1.5 e-HYBRID e a bateria de alta tensão, que agora é maior – 19,7 kWh de capacidade útil, o SEAT Leon e-HYBRID tem autonomia para percorrer até 133 km em modo totalmente elétrico e, além disso, permite um carregamento rápido em corrente contínua até 50 kW, demorando apenas 26 minutos a carregar de 10 a 80% da sua capacidade. Este avanço coloca o SEAT Leon e-HYBRID numa posição competitiva no mercado dos automóveis compactos eletrificados.

O renovado Leon acrescenta ainda novidades em termos de segurança, como o reconhecimento de sinais de trânsito e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro – de série em toda a gama – bem como o opcional assistente autónomo de mudança de faixa, que permite uma condução semiautónoma de Nível 2.

O SEAT Leon e-HYBRID é uma solução ideal para quem procura eficiência sem sacrificar a liberdade e o prazer de condução. Com tecnologia de ponta, aliada a um design evoluído e 25 anos de história, é uma alternativa sustentável e avançada no segmento dos modelos compactos, demonstrando o compromisso da SEAT com um futuro de mobilidade eficiente e segura.

O SEAT Leon foi concebido e desenvolvido em Martorell, na sede da marca espanhola, onde também é fabricado.

Novidades em tecnologia: Luzes e conectividade

O SEAT Leon e-HYBRID não se destaca apenas pelo seu novo conjunto mecânico, mas também pela constante melhoria dos padrões de iluminação exterior, agora com a chegada da tecnologia Matrix aos seus faróis – a iluminação estabeleceu-se como uma das qualidades prioritárias do SEAT Leon, depois de incluir faróis de Xénon na segunda geração, tecnologia LED na terceira geração e agora LED Matrix de uma forma acessível, num modelo de grande volume.

No interior existem também novas funcionalidades concebidas para proporcionar uma experiência tecnológica de excelência, apresentando várias melhorias em termos de conectividade, graças à nova interface homem-máquina (HMI), com uma clara atenção na personalização e na facilidade de utilização, incluindo novos ecrãs de maiores dimensões e um carregador sem fios para smartphone, alimentado e refrigerado.

Além disso, a gama Leon introduz novas funcionalidades de segurança, como o assistente autónomo de mudança de faixa, o reconhecimento de sinais de trânsito e os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros – estes últimos de série em todas as versões.

SEAT Leon e-HYBRID: O Futuro da Mobilidade Sustentável

A mecânica híbrida plug-in do SEAT Leon e-HYBRID baseia-se numa tecnologia avançada que garante eficácia, potência e uma autonomia notável. Este conjunto combina um motor a gasolina 1.5 TSI de 150 cv (110 kW) com um motor elétrico de 85 kW (115 cv) para uma potência total de 204 cv (150 kW) e um binário máximo de 350 Nm – que também é disponibilizado quase instantaneamente, graças ao motor elétrico.

A capacidade da nova bateria é de 19,7 kWh úteis (25,8 kWh brutos), o que permite ao Leon e-HYBRID percorrer até 133 km em modo totalmente elétrico (WLTP). Este aumento da autonomia deve-se tanto ao aumento da capacidade da bateria como à otimização da eficácia mecânica. Para reduzir os tempos de carregamento, foi equipado com um sistema de carregamento rápido DC até 50 kW, que permite carregar a bateria em apenas 26 minutos (entre 10% e 80%). Se desejar, pode também ser carregado em corrente alterna (CA), cuja potência foi agora aumentada até 11 kW (anteriormente 3,6 kW), sendo possível completar uma carga em cerca de duas horas e meia (de 0 a 100%).

Motor elétrico otimizado

O motor elétrico síncrono de ímanes permanentes tem uma potência de 85 kW (115 cv) e um binário máximo instantâneo de 330 Nm. Tal como na versão anterior, este motor está integrado na caixa da transmissão automática de dupla embraiagem DSG de seis velocidades, que agora apresenta um rolamento reforçado. A transmissão distribui o binário de ambos os motores para o eixo dianteiro e possui uma bomba de óleo elétrica que assegura as trocas das relações da caixa e a lubrificação, mesmo quando o motor TSI está temporariamente desativado.

Aumento da capacidade da bateria

A bateria de alta tensão do SEAT Leon aumentou a sua capacidade útil para 19,7 kWh (capacidade bruta: 25,8 kWh). Mantém, assim, praticamente as mesmas dimensões e o mesmo peso (120 kg). As 96 células prismáticas, distribuídas em quatro módulos de 24 células cada, armazenam agora cerca de 50% mais energia graças a uma química melhorada das células NMC e a um encapsulamento otimizado, com uma capacidade de carga de 73 Ah em vez dos anteriores 37 Ah, o que permite uma autonomia elétrica de até 133 km de acordo com a homologação do ciclo WLTP. Além disso, um sistema de arrefecimento dedicado ajuda a manter a bateria no seu intervalo de temperatura ideal.

A versão e-HYBRID é a mais potente da gama Leon

O SEAT Leon e-HYBRID mostra o seu lado mais desportivo no modo de condução Performance. No programa Auto, o sistema híbrido liberta toda a potência disponível na aceleração máxima (kickdown), ativando o modo boost. No SEAT Leon e-HYBRID, este pico de potência adicional atinge até 40 kW durante 15 segundos, ou mesmo até 18 segundos em condições ideais, uma vez que o motor elétrico fornece mais potência para tirar o máximo partido do sistema. Da mesma forma, quando é efetuado um arranque em modo EV, o motor de combustão também é ativado e fornece a potência necessária para efetuar o arranque. Além disso, em comparação com o Leon com motor de combustão, a versão híbrida plug-in tem uma distribuição de peso ligeiramente superior para o eixo traseiro, com 55% à frente e 45% atrás, devido à localização da bateria de iões de lítio sob o piso, na zona dos bancos traseiros, melhorando assim o seu comportamento dinâmico e aumentando a sua agilidade em curvas rápidas.

Carregamento rápido DC até 50 kW

Pela primeira vez, a SEAT oferece a opção de carregamento rápido DC para um modelo híbrido plug-in, com uma potência de até 50 kW. Caso a bateria esteja a 10% da sua capacidade, pode ser recarregada até 80% em 26 minutos. Também é possível carregar em pontos de corrente alternada, como wallbox ou postos de carregamento públicos, utilizando o carregamento trifásico até 11 kW, situação em que o processo demora aproximadamente 2,5 horas - o anterior Leon e-HYBRID carregava apenas até 3,6 kW de potência.

Principais Dados Técnicos do SEAT Leon e-HYBRID

Motor1.5 TSI
Cilindros / Válvulas4 / 16
Cilindrada1.498 cc
Diâmetro x curso74,5 x 85,9 mm
Taxa de compressão11,5:1
Potência do motor elétrico115 cv (85 kW)
Capacidade da bateria (útil)19,7 kWh
Tempos de carregamento2h 30 min - (CA) 11 kW/h (0-100 %) 26 min - (CC) 50 kW/h (10-80 %)
Potência máxima combinada204 cv (150 kW)
Binário máximo combinado350 Nm
Velocidade máxima220 km/h
Aceleração 0- 100 km/h7,7 seg. (7,9 seg. Sportstourer)
Autonomia elétricaWLTP: 125 - 133 km (124 – 131 km Sportstourer)
Emissões de CO2WLTP: 8 - 9 g/km (9 g/km Sportstourer)
Consumo médio homologadoWLTP: 0,4 l/100 km
Autonomia média totalWLTP: 850 – 910 km (850 – 900 km Sportstourer)

Desde a sua estreia, o SEAT Leon recebeu dezenas de prémios, incluindo os títulos de "Carro do Ano" em Espanha, nos anos 2014 e 2021; "Carro do Ano" e "Carro Familiar do Ano" em Portugal, em 2021; e, "Carro Importado do Ano" na Argentina, no mesmo ano. No entanto, as distinções não se limitam ao desempenho na estrada. A sua aptidão desportiva também brilhou nas pistas: a segunda geração do SEAT Leon conquistou títulos consecutivos no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) em 2008 e 2009, tornando-se a primeira marca na história, com um motor diesel, a vencer um título mundial da FIA (Federação Internacional do Automóvel).

O sucesso do SEAT Leon vai além das vendas, com participações de destaque em filmes como 3 Days to Kill e Men in Black: International, ou em séries como Dark e Sherlock. A sua popularidade também deu origem a versões únicas e criativas, como o SEAT Leon Trencadís em 2020, uma homenagem ao arquiteto Antonio Gaudí. Este modelo apresentava uma camuflagem exterior única, inspirada na técnica artística de reutilizar azulejos partidos para criar mosaicos. Já o SEAT Leon Cristobal, um carro-conceito criado em 2018, foi equipado com até 16 assistentes de segurança, projetados para prevenir o máximo de acidentes de trânsito possível. Ao longo destes 25 anos, o SEAT Leon tem sido protagonista de momentos inesquecíveis, deixando um legado que continua a abrir caminho para o futuro.