Qualidade original SEAT

Amortecedores originais SEAT.

Os amortecedores absorvem vibrações e garantem maior conforto e segurança na condução. Saiba mais sobre amortecedores, como detetar e reparar danos atempadamente.

Qualidade Original SEAT

Reparar amortecedores.

Os amortecedores danificados aumentam o risco de segurança, aumentando a distância de travagem e reduzindo a estabilidade do veículo. Por isso, devem ser trocados o mais rápido possível. Os amortecedores SEAT genuínos são otimizados para o seu veículo e garantem uma condução segura.

Qualidade Original SEAT

O amortecedor.

Um veículo tem quatro amortecedores, um em cada roda. Para garantir a segurança na condução mesmo em altas velocidades, todos os amortecedores devem funcionar perfeitamente. Mesmo com apenas um amortecedor com defeito, o risco de acidentes é significativamente maior, especialmente em situações extremas como travagens de emergência em alta velocidade, ao conduzir em estradas molhadas e afins.

Portanto, os amortecedores devem ser verificados regularmente num SEAT Service e substituídos em determinados intervalos.

Fatos interessantes sobre amortecedores

Função dos amortecedores

Os amortecedores garantem um contato ideal entre o veículo e a estrada para que o veículo possa ser controlado e travado mesmo durante manobras extremas de condução e travagem.

Os amortecedores trabalham em conjunto com as molas do veículo. Eles são responsáveis por "acalmar" as molas oscilantes e, assim, criar estabilidade. Se passar por cima de um obstáculo, primeiro a mola assume o movimento e, portanto, compensa a irregularidade. A energia cinética da mola é transmitida para o pistão do amortecedor, que gera energia térmica num cilindro cheio de óleo através de atrito de fluídos e uma interação precisa da válvula a partir dele, reduzindo significativamente o movimento.

Construção dos amortecedores

Os veículos modernos são geralmente equipados com amortecedores de pressão de gás. Um amortecedor de pressão de gás consiste num cilindro no qual o pistão amortecedor se comprime. Quanto mais fundo o pistão entra no cilindro, maior a pressão no interior. O gás comprimido gera resistência e, assim, garante o efeito de amortecimento. Uma junta entre o pistão e o cilindro impede que o gás saia. O amortecedor está fixo à carroçaria do lado do pistão e à mola e às rodas do lado do cilindro.

Danos e reparação do amortecedor

Desgaste de amortecedores SEAT.

Os amortecedores desgastam-se devido à carga constante ao conduzir. Vários fatores podem acelerar o desgaste:

  • Cargas pesadas
  • Carga adicional de reboques
  • Estilo de condução extremo (desportivo)
  • Estradas em mau estado

Os amortecedores originais devem ser verificados em intervalos regulares como parte de uma inspeção do chassis. Além de uma inspeção visual, também deve ser realizado um teste funcional.

DANOS E REPARAÇÃO DO AMORTECEDOR

Detetar defeitos no amortecedor.

Se os amortecedores SEAT não funcionam corretamente, vibram durante qualquer irregularidade, ao travar, acelerar e ao conduzir, e o condutor perde o controlo do veículo.

Outras consequências negativas dos amortecedores danificados:

  • Maior distância de travagem, especialmente em estradas irregulares
  • Maior risco de derrapagem em curvas
  • Ex-Aquaplaning
  • Absorção reduzida nos obstáculos
  • Maior desgaste nas molas e rolamentos das rodas
  • Perda de estabilidade
  • Mudança de comportamento de direção
  • Efeito limitado de sistemas de controle eletrónico, como ABS e ESP

Amortecedores originais SEAT

Troque os amortecedores SEAT.

Se o amortecedor estiver danificado, deve ser verificado imediatamente num SEAT Service e substituído, se necessário. Em caso de substituição, deve substituir ambos os amortecedores de um mesmo eixo (dianteiro ou traseiro), sempre trocados ao mesmo tempo.

Por onde quer começar?