As correias de distribuição são peças de desgaste e são submetidas a uma inspeção e substituídas, se necessário.
Uma vez que as correias de distribuição são permanentemente expostas a uma enorme carga, prefira a qualidade de peças originais SEAT e a instalação profissional por técnicos especialistas. Porque uma correia partida pode levar a uma falha grave no motor.
Dependendo do modelo, do motor e das condições de utilização, são utilizados intervalos de substituição fixos ou intervalos de check-up de acordo com o fabricante. Os intervalos de troca fixa geralmente são dependentes de quilómetros e podem variar entre 60.000 km a 210.000 km. Correias de distribuição em motores a gasolina são muitas vezes sujeitas a um intervalo para verificação, o técnico determina no curso da inspeção se uma substituição é necessária.
Para obter informações mais detalhadas sobre a sua viatura, entre em contato com um SEAT Service.
A correia de distribuição é um componente essencial para o bom funcionamento do seu automóvel. Este componente é responsável pela sincronização de várias peças, sejam eles os êmbolos e o seu movimento, sejam às válvulas e noutros casos até mesmo a bomba de água.
Uma correia de distribuição em fim de vida ou com muito desgaste pode partir e causar danos ao motor. O motivo: O tempo da válvula do motor fica fora de sincronização e o pistão atinge a válvula como uma bala (muitas vezes com 15 m/s). Nesse caso, a cabeça do motor geralmente tem de ser substituída.
Uma correia de distribuição montada incorretamente danifica o motor. Ao mesmo tempo, uma troca é complicada e demorada. As engrenagens e as rodas-dentadas devem estar perfeitamente alinhadas e a correia de distribuição deve estar devidamente tensionada. A bomba de água, a tensão e as polias devem ser trocadas ao mesmo tempo. Além do conhecimento especializado, também são necessárias ferramentas especiais. A substituição deve, portanto, ser realizada por um especialista.