Benefícios Fiscais para carros híbridos em 2024: o que precisa de saber?

Cada vez mais pessoas pensam seriamente em ter um automóvel que, de preferência, lhes permita poupar em combustível, manutenção e, simultaneamente, proteger o meio ambiente.

Para estes requisitos só existem duas opções: carro 100% elétrico ou um carro híbrido.

Hoje deixamos os carros 100% elétricos de lado e vamo-nos debruçar, especificamente, sobre os carros híbridos e os benefícios que podemos obter com a sua aquisição.

Comecemos pelo tema do título do artigo: os benefícios fiscais.

Benefícios Fiscais na aquisição de um carro híbrido em 2024

Apesar de não existir qualquer apoio à compra de carros híbridos como acontece com os carros 100% elétricos (beneficiam de apoios financeiros de 4 mil euros), na compra de automóveis como o SEAT Leon e-Hybrid e o SEAT Leon Sportstourer e-Hybrid, híbridos plug-in de última geração, vai poder usufruir de diversos incentivos fiscais:

Redução do ISV (Imposto Sobre Veículos)

Se o carro híbrido que tem em mira é plug-in (PHEV), tem uma autonomia em modo elétrico de 50 km e emissões de gases oficiais inferiores a 50 gCO2/km, como são o caso dos dois modelos SEAT referidos anteriormente, a redução no ISV será de 75%.

Já se o automóvel escolhido se tratar de um híbrido convencional (HEV ou MPHEV) com autonomia mínima de 50 km em modo elétrico e emissões de gases oficiais inferiores a 50 gCO2/km, a redução no Imposto Sobre Veículos será “apenas” de 40%.

Taxas especiais de Tributação Autónoma

Este ano, os carros híbridos plug-in com autonomia mínima de 50 km em modo elétrico e emissões inferiores a 50 gCO2/km, vão poder beneficiar de taxas especiais de tributação autónoma em função do preço da viatura:

  • Híbridos plug-in com um custo inferior a 27.500 euros: taxa de 2,5%;
  • Híbridos plug-in com um custo igual ou superior a 27.500 euros e inferior a 30.000 euros: taxa de 7,5%;
  • Híbridos plug-in com um custo igual ou superior a 30.000 euros: taxa de 15%.

De sublinhar que estas taxas especiais se aplicam a empresas que queiram tornar as suas frotas mais sustentáveis.

Dedução total do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado)

Na compra de um híbrido plug-in para a sua empresa, vai poder beneficiar da dedução total do IVA, desde que estejam em causa as seguintes despesas consagradas no Código do Imposto sobre Valor Acrescentado:

  • Compra, importação ou fabrico, aluguer e transformação de ligeiros de passageiros ou mistos elétricos ou híbridos plug-in, cujo custo de aquisição não exceda 62.500 euros ou 50.000 euros, respetivamente.
  • Despesas da eletricidade gasta em viaturas elétricas ou híbridas plug-in (alínea h) do n.º 2 do Artigo 21º do código do IVA).

Possibilidade de dedução de gastos

Na contabilidade desta dedução, entram as depreciações de viaturas ligeiras de passageiros ou mistas, na parte correspondente ao custo de aquisição ou ao valor de reavaliação de até 50 mil euros.

Desconto no custo de cada carregamento

Se carregar o seu veículo elétrico ou híbrido plug-in na rede de carregamentos da rede de mobilidade elétrica nacional, vai poder usufruir de um desconto de 0,1684 euros por cada carregamento.

Este apoio é oferecido pelo Fundo Ambiental aos CEME (Comercializador Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) que, por sua vez, devem fazer repercutir o valor do desconto no preço cobrado aos utilizadores.

Como veremos já de seguida, os benefícios da aquisição de um carro híbrido não se ficam por aqui.

Outros benefícios associados à compra de um carro híbrido

Para além de todos os benefícios fiscais para carros híbridos de empresas e particulares, quem pretender adquirir um automóvel deste tipo vai poder ainda beneficiar de:

Isenção/ Desconto no pagamento de estacionamento

De modo a incentivar a compra e utilização de carros híbridos, vários concelhos do país oferecem, a particulares e empresas, isenção ou desconto no pagamento de estacionamento.

Para saber quais os concelhos em que estas medidas são aplicadas, consulte a lista nesta página.

Maior autonomia

Face à melhor gestão do combustível proporcionado pela ajuda do motor elétrico, os híbridos oferecem, por norma, uma maior autonomia do que um automóvel “tradicional” com motor a combustão e zero emissões de gases poluentes.

Por exemplo, no caso do SEAT Leon Sportstourer e-Hybrid, o automóvel funciona com 100% de energia elétrica, mudando para gasolina apenas quando a bateria precisa de ser carregada.