Nos últimos anos, a necessidade de aumentar o número de veículos com baixas emissões em circulação aumentou. Consequentemente, e com os apoios do governo para comprar carros mais sustentáveis, começaram a surgir as primeiras medidas para diminuir os tradicionais modelos a combustão.
De janeiro a agosto de 2022, 38% dos carros ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal são BEV, HEV e PHEV. Por esta razão o Fundo Ambiental atribuiu um apoio de 1.800 euros para carregadores em condomínios e no primeiro trimestre verificou-se uma venda superior a 4000 veículos elétricos e/ou híbridos.
Em Portugal os benefícios e apoios prestados pelo governo na aquisição de PHEV variam consoante a dimensão da componente elétrica e o preço do modelo adquirido.
A SEAT possui uma gama de veículos PHEV, como o SEAT Leon e-HYBRID e o SEAT Leon Sportstourer e-HYBRID disponível em qualquer concessionário autorizado.
Dentro da mobilidade sustentável, existem modelos 100% elétricos e modelos que combinam as duas vertentes. Desta forma existem:
Veículos com capacidade de carregar baterias através da rede elétrica (tomada e/ou Wallbox) e permitem uma utilização elétrica em média de 50km.
Melhoram a eficiência energética e reduzem as emissões poluentes com recurso a um motor elétrico que serve de auxílio à condução.
Um carro híbrido plug-in consome menos combustível. Na utilização diária a tecnologia PHEV recorre ao motor elétrico e o consumo de combustível é nulo ou residual.
Estes veículos garantem emissões mais baixas devido ao uso recorrente das baterias. Em modo urbano não há consumo de combustível nem, consequentemente, emissões de CO2.
Os consumidores têm apoios substanciais na compra de um PHEV.
Se a sua intenção é comprar um carro híbrido existem apoios que deve conhecer. Na compra particular ou empresarial de um carro PHEV, é descontado 75% do ISV em veículos que tenham uma autonomia mínima, no modo elétrico, de 50 km e emissões inferiores a 50g co2/km.
Na compra de um PHEV a dedução do IVA é um dos maiores apoios às empresas. Se pretende adquirir um híbrido plug-in para a sua empresa saiba que para carros com valor base antes de impostos de até 50.000€ pode deduzir o IVA em 100%. O IVA da eletricidade utilizada para abastecer o veículo está também incluído nesta medida.
As medidas previstas para carros híbridos plug-in com autonomia elétrica de pelo menos 50 km e emissões inferiores a 50g co2/km são as seguintes:
Tem-se verificado um aumento significativo no número de carregamentos na rede pública de postos de carregamento de veículos elétricos. De forma a manter alguma estabilidade no valor dos carregamentos, o Governo aprovou um apoio financeiro aplicável ao custo de cada carregamento registado na rede e assume o valor de 0,26€ por cada carregamento.
Orçamento de Estado: Comprar PHEV em 2023
No Orçamento de Estado previsto para 2023 existem algumas alterações no que diz respeito aos benefícios para a compra de carros mais sustentáveis.
Por esta razão, a taxa de Tributação Autónoma sobre os veículos híbridos plug-in passa a ser a seguinte:
No momento de escolher o carro que se adequa às suas necessidades do dia-a-dia tenha em consideração os apoios do governo para a compra de carros PHEV, mas também as características das suas deslocações diárias. Os carros híbridos plug-in permitem fazer várias viagens curtas de forma mais prática e económica.
Indeciso sobre qual o carro híbrido SEAT que faz match ao seu estilo de vida? Não hesite em entrar em contacto connosco e agendar um test-drive num dos nossos concessionários de norte a sul do país. Ao mesmo tempo, leia mais artigos semelhantes acerca da Mobilidade Elétrica, como o artigo sobre Saiba tudo sobre Incentivos a Carros Elétricos e Híbridos.
Fontes: ECO, Guia do Automóvel