As viaturas híbridas estão a conquistar as estradas portuguesas. De acordo com os dados da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), entre 2010 e 2022 as vendas de carros híbridos (BEV e PHEV) em Portugal cresceram de forma exponencial.
A necessidade de proteger o ambiente através da menor emissão de gases de efeito de estufa, o preço proibitivo dos combustíveis fósseis e o conforto e inovação que os veículos HEV (híbridos) e PHEV (híbridos plug-in) oferecem são algumas das razões para que os consumidores portugueses optem cada vez mais por este tipo de motorização aquando da compra de um carro novo.
Para quem está a equacionar comprar um carro híbrido, mas não sabe como este funciona e quais as vantagens que este apresenta em relação às tradicionais viaturas movidas a gasóleo ou gasolina, tome nota das linhas que se seguem.
Tal como o nome indica, um carro híbrido é uma viatura que é movida com recurso a eletricidade e gasolina (no caso da SEAT) que, respetivamente, alimentam um motor elétrico e um motor a gasolina (motor híbrido).
Estes dois motores funcionam de forma complementar garantindo, deste modo, que seja mais eficiente.
Entre as muitas diferenças entre um carro a combustão interna e um carro com motor híbrido, a principal é a existência de um motor elétrico cuja função é a de movimentar a viatura e regenerar a energia que resulta das travagens. Essa energia é novamente incorporada no sistema através do sistema de travagem regenerativa, que canaliza a energia cinética gerada pelo movimento das rodas para o motor que, por sua vez, a transforma em eletricidade e a armazena nas baterias.
Além da maior eficiência, a ajuda de um motor elétrico complementar permite ainda reduzir as emissões de gases de efeito de estufa. Estas são, de uma forma generalista, as principais diferenças entre uma viatura a combustão e um carro com um motor híbrido, mas é importante ter em atenção que existem vários tipos de carros híbridos:
• Híbrido Convencional (HEV): este tipo de carro híbrido vem equipado com um motor elétrico que apenas entra em ação no momento do arranque e em velocidades muito baixas (no estacionamento, por exemplo). Ao contrário do que acontece com um híbrido PHEV, os motores dos HEV são carregados unicamente através de sistemas de reaproveitamento da energia cinética (energia produzida pelo movimento), como é o caso do sistema de travagem regenerativa.
Nestes motores híbridos, o motor a gasolina só é chamado a atuar quando a viatura entre num andamento normal de estrada.
• Híbrido PHEV (plug-in): num carro com motor híbrido PHEV ou plug-in, o motor a combustão e o motor elétrico (com autonomia de mais de 50km no caso do SEAT Leon e-HYBRID) podem atuar em conjunto ou de forma independente garantindo que, em condução na cidade ou a baixas velocidades, a viatura possa movimentar-se unicamente com o auxílio do motor elétrico.
Como referimos, as baterias dos motores elétricos de um híbrido plug-in podem ser carregadas em estações de carregamento ou através dos sistemas de reaproveitamento da energia cinética, como o sistema de travagem regenerativa.
Esta complementaridade entre motores dá aos híbridos plug-in uma maior autonomia e redução significativa das emissões de gases de efeito de estufa.
• Mild-hybrid: os híbridos mild-hybrid combinam um motor de combustão interna e uma bateria que apoia o motor, sobretudo, no momento do arranque, quando circula a baixa velocidade ou em aceleração.
Como podemos ir percebendo ao longo deste artigo, um motor híbrido apresenta uma série de vantagens, como se pode ver na gama de híbridos SEAT, que tornam este tipo de motores mais amigos do ambiente e da carteira. Assim, entre as principais vantagens, contam-se:
- Reduzidas emissões de gases de efeito de estufa: devido à ajuda ao movimento e à regeneração que o motor elétrico oferece ao motor a combustão, um carro híbrido convencional, plug-in ou mild-hybrid, acaba por ter uma menor emissão de gases de efeito de estufa (CO2, por exemplo) do que um carro a combustão interna.
- Consumo mais baixo e eficiente: devido à utilização moderada do motor a combustão, os gastos em combustível são menores e mais eficientes porque o motor elétrico vai assumir o trabalho em várias etapas da condução, como o arranque, o estacionamento ou condução citadina de velocidade reduzida e ainda permitir a regeneração da energia gasta através do sistema de travagem regenerativa.
- Melhor performance: ao contrário dos carros com apenas um motor a combustão interna, num carro híbrido, o motor elétrico permite uma aceleração imediata que "poupa trabalho" ao motor a combustão, resultando numa melhor performance.
- Maior potência: a combinação entre um motor a combustão e um ou mais motores elétricos permitem aos carros híbridos oferecerem potências combinadas superiores a 200 CV.
- Benefícios fiscais: de forma a fomentar a transição energética e a sustentabilidade, o Estado oferece uma série de benefícios fiscais, como a reduções no IUC e no ISV.
- Menor poluição sonora: quando em modo elétrico, o carro com motor híbrido não emite qualquer ruído.
Fontes: ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis)