Para bem do nosso conforto, longe vão os tempos em que a única forma de nos refrescarmos enquanto andávamos de carro era abrir as janelas e pôr a cabeça de fora ou, no inverno, confiar na boa e velha chauffage para não congelarmos nas nossas viagens.
Tudo mudou com a introdução e desenvolvimento do ar condicionado nos automóveis, que levou a que, atualmente, encontremos dentro do habitáculo do carro um ambiente controlado em que o frio e calor não entram se assim o desejarmos.
Contudo, à semelhança de outros componentes do carro, o ar condicionado do automóvel necessita de limpeza e manutenção regulares para que continue a desempenhar o seu importante papel de climatização do interior do nosso carro.
De forma a prolongar a vida útil e manter o rendimento do ar condicionado do seu carro, ao longo das próximas linhas vamos dar-lhe dicas essenciais para a limpeza, manutenção e boa utilização deste importante componente automóvel.
O bom funcionamento do ar condicionado para carros depende da sua limpeza e manutenção regulares. A utilização frequente do ar condicionado acaba por deixar o filtro de habitáculo sujo, o que causa o seu mau funcionamento e a emissão de cheiros desagradáveis. Quando isto acontece significa que ácaros e/ou fungos se acumularam no filtro de habitáculo, pelo que este terá de ser substituído. A Marca indica troca a cada 60.000Km ou 2 anos para condições climatéricas normais, ou 30.000Km ou 1 ano caso se circule em estradas com mais poeira. No entanto o cliente pode optar por substituir antes, o que aumenta a qualidade do ar interior, de preferência antes do verão.
Para além de deixar de funcionar corretamente, a falta de limpeza ou deterioração do filtro de habitáculo leva à acumulação de bactérias no ar condicionado do automóvel que podem ser perigosas para a saúde dos ocupantes do veículo, uma vez que podem causar pneumonias, infeções de pele ou até mesmo meningite.
O rendimento do ar condicionado também pode ser afetado se o líquido de refrigeração não for o suficiente e/ou se existir uma fuga de gás no sistema. Um aparelho de ar condicionado é composto por três partes. Um condensador, um compressor e um evaporador. O condensador e o evaporador são, mais ou menos, dois radiadores ligados entre si. O compressor está situado entre os dois, num dos lados do circuito. O sistema é fechado e cheio com um gás especial. O compressor usa o fluído de baixa pressão, em estado gasoso e comprime-o. Esta operação gera calor, sendo enviado para o condensador. No condensador o calor é dissipado para o exterior. Após o condensador, o gás segue para o evaporador, localizado dentro do habitáculo, onde se expande, removendo o calor e refrigerando o evaporador. O ventilador direciona o ar sobre o evaporador e, em seguida, envia-o pelas condutas de ar do carro. Como o gás é sujeito a grandes variações de temperatura, variando entre o muito quente e muito frio, é importante manter a humidade fora do sistema. A formação de gelo no compressor pode danificá-lo e a humidade provoca corrosão.
Qualquer fuga neste sistema levará a uma perda de compressão e, consequentemente, incapacidade de criar calor. Em função disto, é recomendado que se cumpra o plano de manutenção do seu carro e se pretender pode verificar o sistema 1 vez por ano.
Há, igualmente, uma peça a que deve prestar uma particular atenção. Esta peça dá pelo nome de "secador" e é responsável por extrair a humidade do refrigerador circulante do ar condicionado e reduzir o desgaste mecânico.
O "secador" tem, contudo, uma vida útil limitada tornando-se, por isso, importante que faça, anualmente, a sua revisão por altura do início da Primavera numa oficina particular ou, recomendado, nos serviços de manutenção da marca que, como é o caso da SEAT Service, serviço que lhe dá toda a assistência de que necessita para que o ar condicionado do seu modelo SEAT mais antigo ou dos novos modelos Ibiza, Arona, Leon, Leon Sportstourer, Ateca e Tarraco esteja sempre em perfeitas condições de funcionamento.
A limpeza do ar condicionado e a sua manutenção são importantes, mas devem ser sempre acompanhadas por uma boa utilização. Sabe como utilizar o ar condicionado do seu automóvel corretamente?
Da mesma forma que deve esperar pelo momento certo para "engatar" uma nova mudança, o ar condicionado do seu automóvel deve ser utilizado de não só de forma correta, mas também no momento certo. Para que tire o melhor partido do seu ar condicionado e prolongue a sua vida útil, tome nota destas dicas de boa utilização:
• Não ligue o ar condicionado depois de o carro estar ao sol
Se deixar o seu automóvel estacionado ao sol, refreie o ímpeto de ligar o ar condicionado imediatamente, pois estará a gastar combustível de forma desnecessária. Abra as janelas e arranque com elas abertas para deixar o ar circular até o ambiente no interior do habitáculo estar mais fresco.
• Temperatura ideal
O aconselhado é que a temperatura entre o interior do veículo com o ar condicionado em funcionamento e o exterior não ultrapasse os 5°C, contudo, como acontece frequentemente em dias muito quentes ou muito frios, é natural que esta amplitude térmica tenda a ser maior.
Seja qual for a temperatura, não circule com o ar condicionado do automóvel no máximo, uma vez que isso irá amplificar o choque térmico que irá sentir quando tiver de sair do automóvel. O ideal é que o ar condicionado esteja nos 23°C.
• Ligue o ar condicionado do automóvel apenas uma vez por semana
Mesmo que a temperatura exterior não o convide a ligar o ar condicionado, é importante que o faça pelo menos uma vez por semana de modo a impedir que as tubagens e compressor se deteriorem. O uso do ar condicionado no inverno faz com que os vidros fiquem desembaciados mais rapidamente, aumentando a sua visibilidade e segurança.
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Fontes: ACP, Turbo, Circula Seguro