O sistema de travagem é uma peça fundamental na segurança do veículo. A manutenção regular e a substituição dos seus elementos são essenciais para garantir as melhores condições para uma condução tranquila (especialmente dos seus veículos SEAT: SEAT Ibiza, SEAT Leon, SEAT Leon Sportstourer, SEAT Arona, SEAT Ateca ou SEAT Tarraco.
Este conjunto de elementos mecânicos, eletrónicos e hidráulicos têm como principal objetivo abrandar a rotação das rodas e fazê-las parar o mais rápido possível. É constituído por dois componentes principais:
O sistema de travagem hidráulica funciona através da pressão interna, o fluido de travão força as pastilhas de travão contra os discos de forma a impedir o movimento das rodas. A força gerada na travagem deste sistema de segurança é maior quando comparada ao sistema de travagem mecânica.
A força de travagem deste sistema é aplicada no pedal do travão e é transportada para o tambor final do travão ou para o rotor de disco pelas várias ligações mecânicas como hastes cilíndricas e molas para parar o automóvel. Apesar de muito utilizados em veículos antigos, atualmente são considerados fora de uso devido à menor eficácia.
O sistema de travagem eletromagnético é muito utilizado em automóveis modernos e híbridos. Este sistema tira proveito do princípio do eletromagnetismo para conseguir uma travagem sem fricção, aumentando assim o tempo de vida útil dos travões.
Por se tratar de um sistema de travagem sem fricção e sem necessidade de lubrificação é o sistema preferido para carros híbridos. As suas vantagens são:
Este sistema de segurança é conhecido pelo termo inglês Anti Blocking System e evita o bloqueio das rodas durante uma travagem repentina. Ao detetar indícios de bloqueio nos travões, o sistema regula a pressão sem que o condutor tenha de intervir. É através deste anti bloqueio que o condutor consegue manter a estabilidade, aderência e direção na condução. Desta forma e em condições normais de condução, esta técnica de segurança funciona como um sistema de segurança ativa.
Na União Europeia este sistema é obrigatório desde 2004.
Como já referimos o desgaste é influenciado pelo estilo de condução praticado, por isso não existe um prazo de validade associado a estes elementos de segurança automóvel. Ainda assim, em condições normais, as pastilhas de travão podem durar até cerca de 60.000 quilómetros. O sistema de travagem faz parte da checklist de verificação efetuada nas manutenções da viatura, no entanto, a espessura das mesmas não deve ser inferior a 2mm.
Depois de verificar discos e pastilhas deve também verificar o líquido dos travões. A sua substituição é recomendada a cada dois anos, juntamente com uma verificação completa a tubagens, tambores, pedal e alavanca do travão de mão.
Pode perceber o estado do seu sistema de travagem se detetar algum problema ao travar o carro como vibrações, bloqueios ou guinadas no processo de travagem. Veja os principais motivos por que deve trocar o sistema de travagem do seu carro: