Conduzir num tórrido dia de verão ou durante um nevão pode ser extremamente incómodo, a não ser que o ar condicionado do nosso carro nos dê uma ajuda.
Mais tecnológicos, como é o caso dos sistemas de temperatura regulável para duas zonas do carro e bancos aquecidos que equipam os SEAT Ibiza, Arona, Leon, Leon Sportstourer, Ateca e Tarraco ou menos tecnológicos como aqueles que encontramos em modelos mais antigos, a verdade é que estes mecanismos que nos proporcionam tanto conforto não são infinitos e, ao fim de algum tempo, acabam por se esgotar.
Quando isto acontece, só nos resta uma alternativa: carregar o ar condicionado.
Se, depois de ligar o ar condicionado, o ar não arrefecer como deveria ou os vidros insistirem em se manter embaciados, é, possivelmente, sinal de que é necessário proceder ao seu carregamento.
À necessidade de voltar a ter o ar condicionado a funcionar para nosso conforto, junta-se ainda a higienização do sistema, uma vez que o ar condicionado pode acumular vírus, bactérias ou fungos que podem causar problemas respiratórios e alergias, e a verificação de resíduos de líquido refrigerante, quer nos tubos, quer nas válvulas de carga.
Caso seja necessário, neste processo de carregamento do ar condicionado, deve ser também realizado um teste à estanquicidade de todo o sistema, de forma a identificar eventuais fugas.
Assim, carregar e higienizar o ar acondicionado do nosso automóvel será não só vital para prolongar a vida útil do equipamento e desfrutar da condução em total conforto, como também para revitalizar o ar da viatura.
Excetuando quando começa a mostrar problemas de funcionamento, de acordo com os técnicos especializados, devemos fazer um check-up ao ar condicionado do carro de dois em dois anos ou, em alternativa, a cada 40 mil km.
Recomenda-se, ainda, que o carregamento do ar condicionado deva ocorrer na primavera, já que assim asseguramos que este sistema está em perfeitas condições quando chegar o verão.
Quando surgir este momento, a melhor forma de carregar o ar condicionado é, sem sombra de dúvidas, recorrermos a profissionais.
Apesar de ser um processo relativamente simples, é importante que seja executado por profissionais não só para que não danifique o ar condicionado, mas também porque segundo a regulamentação ambiental, é obrigatório que seja um técnico especializado a fazê-lo.
Por norma, quando nos dirigimos a uma oficina para carregar o ar condicionado automóvel, o serviço vai incluir:
Em relação ao preço de carregar o ar condicionado, tudo vai variar de oficina para oficina, já que o número de serviços prestados, o preço da hora de trabalho e dos produtos utilizados podem diferir de empresa para empresa.
Para prolongar a vida útil do ar condicionado do seu carro e garantir que está sempre a funcionar nas melhores condições, tome nota destas dicas:
Ao carregar o ar condicionado da sua viatura, vai: