As cidades são polos aglutinadores de pessoas e de carros. Todos os dias, as entradas e artérias das cidades portuguesas, em maior ou menor grau, são entupidas por milhares de viaturas que transformam, não raras vezes, uma curta deslocação de meia-dúzia de quilómetros numa tarefa que pode demorar quase uma hora.
Não é só a circulação que torna a tarefa de conduzir na cidade num quebra-cabeças. Depois de nos desembaraçarmos do trânsito, é altura de procurar estacionamento que, ora é inexistente, ora é demasiado caro para o tempo que dele vamos necessitar. Tudo isto representa tempo, dinheiro e muita sanidade mental perdida, já para não falarmos da atenção que conduzir na cidade exige para que não ocorram acidentes, multas ou arranhadelas/amolgadelas no nosso carro.
Há, contudo, um poderoso antídoto contra muitos destes constrangimentos da condução na cidade: os carros citadinos.
Pequenos, compactos e baratos, esta é, em síntese, o que se pode esperar de um carro citadino. Em termos específicos, um carro com esta tipologia apresenta, por norma, um tamanho que varia entre os 3,3 e os 3,7 metros de comprimento, tem de três a cinco portas e possui uma carroceria "hatchback" que, em português, significa "escotilha traseira" e diz respeito à porta traseira que dá acesso à mala que, ao contrário de outras tipologias de automóvel, encontra-se integrada no habitáculo dando ao carro citadino uma faceta compacta.
De referir que a janela que esta porta traz consigo é, nestes carros, mais inclinada. Para além destas características, é de sublinhar o menor peso destes carros em comparação com outro tipo de viaturas, levando a uma poupança assinalável de combustível, poupança ainda maior se se optar por um citadino 100% elétrico ou híbrido.
Com a integração de novas tecnologias ao serviço da condução e do conforto, o carro citadino ficou ainda mais apelativo, como se pode perceber por aquilo que a SEAT fez com o icónico modelo Ibiza. No SEAT Ibiza às linhas marcantes, novas jantes em liga leve de 18"", LEDs Eco, um tablier mais suave ao toque, novas saídas de ar iluminadas, um ecrã tátil flutuante de maiores dimensões (9.2") com Sistema de Navegação e Full Link, junta-se um Assistente Lateral que avisa o condutor quando este é ultrapassado, muda de faixa ou quando a viatura que circula atrás de si se aproxima demasiado.
Num contexto de trânsito constante, cruzamentos e múltiplos sinais de trânsito, o carro citadino SEAT Ibiza vem equipado com cruise control adaptativo com limitador de velocidade, Front Assist com Assistente de Travagem em cidade e Assistente de Máximos que, além de proporcionarem uma experiência de condução semiautónoma, ajudam o condutor a manter a velocidade e trajetória correta monitorizando o tráfego. Já na rubrica "sinais de trânsito", este citadino a gasolina com opção caixa manual ou automática vem ainda com um sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito que apresenta limites de velocidade e restrições de ultrapassagem no Cockpit Digital e ecrã tátil do carro.
Cereja no topo deste bolo, o SEAT Ibiza dá ao condutor, através do seu smartphone, acesso ao SEAT Connect que, entre outras coisas, dá acesso remoto ao carro e permite trancar as portas, acender as luzes e estabelecer alertas de velocidade e anti roubo.
Como vemos, estes carros pequenos e baratos são, atualmente, uma ilha de tecnologia e vantagens ao serviço do tempo, segurança e conforto de condutores e passageiros em contexto citadino. Vejamos, em síntese, cinco das suas principais vantagens:
Com um comprimento que varia entre os 3,3 e os 3,7 metros, os carros citadinos permitem ao condutor movimentar-se e ultrapassar os obstáculos que as ruas da cidade lhe colocam no caminho com uma maior facilidade e segurança.
Para além disto, o seu tamanho compacto e o auxílio das novas tecnologias fazem com que o estacionamento na cidade deixe de ser um bicho-de-sete-cabeças.
Devido ao seu menor peso quando comparado com outra tipologia de carros e às ajudas tecnológicas de condução e estacionamento que permitem diminuir o tempo gasto no trânsito e procura de lugar para estacionar, o citadino apresenta uma poupança efetiva de tempo e, sobretudo, de combustível.
Pela menor dimensão, por exemplo, da carroçaria, motor e bateria, o carro citadino tem, na sua produção, um menor gasto de materiais que se consubstancia não só em menos gastos com a manutenção, como também num preço de venda ao público mais diminuto comparando com outras tipologias de carro, como os SUV ou os desportivos.
Apesar de serem compactos e ágeis, os carros citadinos como o SEAT Ibiza apresentam um melhor aproveitamento do seu espaço interior, que resulta não só no maior conforto de todos os ocupantes, como também numa capacidade de carga superior ao que os antigos citadinos nos habituaram.
Se o seu tamanho já ajuda a que a condução em cidade se efetue de forma mais suave e ágil, com a adoção de sistemas de navegação semiautomática e assistentes laterais e de reconhecimento de sinais de trânsito, carros citadinos como o SEAT Ibiza tornam esta tarefa ainda mais simples e prazerosa.