Falar de segurança na estrada e de viajar em segurança implica, necessariamente, o conceito de condução defensiva. Esta condução começa na atitude do condutor, de conduzir de forma preventiva, evitando qualquer acidente independentemente das condições de circulação e meteorológicas.
A SEAT explica-lhe o termo condução defensiva e apresenta dicas de como a praticar no dia-a-dia com o seu automóvel SEAT Ibiza, SEAT Leon, SEAT Leon Sportstourer, SEAT Arona, SEAT Ateca ou SEAT Tarraco.
O que é a condução defensiva?
A atenção dedicada a todos os que circulam nas estradas assim como a preparação e planeamento das viagens fazem parte de uma condução defensiva. A capacidade de reação, aliada a um conjunto de habilidades inerentes à condução permitem um aumento de segurança rodoviária. Na condução defensiva existem algumas variáveis como:
- Condução;
- Automóvel;
- Sinalética;
- Condições da via;
- Outros automobilistas.
Quais são as principais características de um condutor defensivo
O condutor defensivo reage às circunstâncias e evita acidentes. A forma como se comporta na estrada é o que distingue estes condutores. Desta forma, a atitude defensiva implica:
- Responsabilidade. O condutor está ciente dos riscos e consciente de que a falta de concentração, estado físico ou emocional podem dar origem a perigos maiores.
- Cuidado. Seja o percurso longo ou curto deve ser tido com cautela e visto como potencialmente perigoso. O caminho que realiza diariamente é também um potencial perigo uma vez que há fatores que não pode controlar como as condições meteorológicas ou ações de outros condutores.
- Pensamento. Quando entra no carro e coloca a chave na ignição deve criar uma estratégia para pensar no que vai fazer em seguida. Considere a aderência ao piso, a visibilidade, o trânsito, as condições atmosféricas ou seu próprio estado físico e mental, pois vão influenciar a sua condução e a sua capacidade de resposta.
Dicas de segurança na estrada
Uma condução defensiva depende, como já vimos, de algumas variáveis que devem ser tidas em conta. Um condutor defensivo controla não só a velocidade e a distância de segurança, mas outros fatores tão ou mais importantes. A SEAT apresenta-lhe 5 dicas para conduzir de forma segura, eficaz e com o objetivo de aumentar a segurança na estrada.
Postura correta
A segurança começa assim que entra no seu carro. Sente-se ao volante e posicione-se de forma a manter a concentração durante a viagem. Dicas de postura para uma condução defensiva:
- Estar confortável e com acesso às manetes essenciais;
- Braços e pernas ligeiramente dobrados;
- Encosto de cabeça deve estar à altura dos olhos;
- Retrovisores posicionados de forma que não tenha de virar a cabeça para ver possíveis obstáculos.
Os passageiros devem também adotar uma postura correta, isto é, todos com cinto de segurança e crianças sentadas em cadeirinhas de acordo com peso e altura.
Antecipar o perigo
Com a experiência de condução, facilmente reconhecerá situações de perigo que pode antecipar. Por exemplo:
- Ao aproximar-se de zonas movimentadas tenha em atenção movimentações de veículos ou pessoas para evitar qualquer acidente.
- Se está próximo de um cruzamento preste atenção ao movimento nas ruas laterais e transversais.
- Preste atenção a peões, ciclistas e corredores. Esteja preparado para usar os travões.
Usar sinalética correta
Da utilização dos piscas nas rotundas aos sistemas de iluminação automóvel, o uso correto da sinalética permite uma maior segurança na condução. A correta utilização das luzes do carro permite melhor identificação por outros condutores e contribuem para uma condução defensiva.
Condições meteorológicas
Chuva, nevoeiro, gelo ou neve. Qualquer um destes estados altera substancialmente as condições de circulação rodoviária e contribuem para má visibilidade, perda de aderência e maior desgaste do automóvel. Por estas razões deve ter especial cuidado com o seu veículo e com a estrada.
Cuidados com o veículo
- Verifique os pneus.
- Assegure o sistema de iluminação e sinalização.
- Verifique o funcionamento do automóvel.
Cuidados a ter na estrada
- Aumente a distância de segurança.
- Reduza a velocidade.
- Circule com os médios acessos.
Como preparar a sua viagem
A preparação da viagem faz parte de uma condução defensiva. Tenha atenção a estes pontos para diminuir a ansiedade associada a viagens mais longas:
- Verifique as condições do automóvel: opte por viajar depois de ter a revisão do automóvel em dia. Tenha atenção ao estado dos pneus e a pressão dos mesmos.
- Analise o percurso e perceba quais as estradas que pode evitar, inclua algumas alternativas para desvios em caso de trânsito. Tenha consideração também as previsões meteorológicas.
- Abasteça o veículo antes de iniciar a viagem. Desta forma evita filas nos postos de combustível e paragens desnecessárias.
- Opte por refeições ligeiras e água a bordo.
- Pausas frequentes. Chegar o mais rápido possível é o desejo de qualquer condutor quando inicia a viagem, no entanto considere algumas paragens para descansar, ir à casa de banho ou beber um café.