Renting ou Leasing? Qual a melhor solução para si?

Está a pensar em adquirir um carro novo ou renovar a frota automóvel da sua empresa e encontra-se indeciso entre uma solução de renting e uma solução de leasing?

Se essa é a sua dúvida, este artigo é para si. Ao longo das próximas linhas, vamos explicar-lhe em que consistem estas duas soluções e quais as suas vantagens e desvantagens.

Comecemos pelo Renting.

O que é o Renting?

Na prática, o renting é uma solução alternativa a quem está a pensar comprar um carro novo sem que, para isso, se veja obrigado a dar uma entrada inicial ou a ter outro tipo de encargos.

Também denominado por Aluguer Operacional de Viaturas (AOV), o renting para particulares ou empresas define-se, então, por ser um contrato de aluguer de viaturas, com prestação de serviços associados, por um período e quilometragem pré-determinado, mediante o pagamento de uma mensalidade fixa.

Esta solução terá, assim, um custo mensal fixo que inclui um pacote de serviços, alguns opcionais, onde se contam a manutenção preventiva e corretiva, impostos, seguro, veículo de substituição, assistência em viagem e substituição de pneus.

Quando chegar ao fim do contrato, o cliente pode optar por prolongar o contrato, renegociar o contrato para adaptar o serviço às suas necessidades e obter um novo automóvel ou entregar o carro.

Vantagens do Renting

Esta solução está disponível para particulares e empresas e apresenta as seguintes vantagens:

  • Previsibilidade de custos: o contrato prevê um custo mensal fixo onde se incluem vários serviços;
  • Não tem entrada inicial;
  • Linha de apoio ao condutor 24/7;
  • Gestão da parte burocrática relacionada com a gestão de sinistros;
  • Pagamento das inspeções periódicas obrigatórias;
  • Cartão de combustível e de portagens (opcional);
  • Renovação da frota com veículos mais sustentáveis como os novos híbridos plug-in SEAT Leon e-Hybrid, Leon Sportstourer e-Hybrid, Tarraco e-Hybrid.

O que é o Leasing?

O leasing para particulares ou empresas é uma solução de financiamento para a aquisição de viaturas por um determinado período de tempo mediante o pagamento de prestações mensais.

Ao contrário de um crédito automóvel, no leasing, o locatário só se tornará o proprietário do veiculo em causa no final do contrato se e só se exercer o direito de compra.

Nota: a locadora é o proprietário jurídico do automóvel, enquanto o locatário é o seu proprietário económico.

Na prática, o leasing acaba por se assemelhar a um contrato de arrendamento, já que existe um valor mensal (pré-acordado) a ser pago à locadora durante um determinado período de tempo que, por norma, varia entre os 12 e os 96 meses.

Além do pagamento das mensalidades, o cliente terá ainda que arcar com as despesas relativas a impostos, seguros e manutenções.

De sublinhar que a mensalidade está sujeita a taxas de juro fixas ou variáveis que, normalmente, são mais competitivas do que em outros tipos de financiamento. Para além da taxa de juro, o preço da mensalidade irá depender ainda do modelo do automóvel, do valor da entrada inicial, do prazo de pagamento e da percentagem residual acordada.

Quando o locatário (cliente) chega ao fim do contrato, são-lhe apresentadas três opções:

  • Adquirir o automóvel mediante o pagamento do valor residual previamente acordado com a locadora.
  • Entregar o automóvel e proceder à assinatura de um novo contrato de leasing que envolve a escolha de um automóvel mais atual, como é o caso de , por exemplo, um dos SEAT Ateca , Ibiza ou Arona. Este ponto é opcional.

Vantagens do Leasing

Entre as principais vantagens do leasing para particulares e empresas, contam-se:

Possibilidade de dedução do IVA dependendo das características e preço do veículo em questão, as empresas podem deduzir a totalidade do IVA pago nas prestações de leasing.

Na prática, esta dedução aplica-se a:

  • automóveis comerciais (sem limite de valor);
  • automóveis elétricos até 62.500 euros (valor sem IVA);
  • automóveis híbridos plug-in até 50.000 euros (valor sem IVA).

Já se decidir optar por automóveis movidos a GPL ou GNV que custem até 37.500 euros (sem IVA), poderá deduzir 50% do IVA das prestações.

  • Usufruir de um automóvel sempre atual;
  • Benefício da garantia;
  • Sem preocupações com a revenda, já que caberá à locadora ficar com o carro no final do contrato;
  • Possibilidade de usufruir de financiamento a 100%;
  • Não está sujeito a Imposto de Selo;
  • Taxas de juro competitivas.

Renting ou Leasing? Qual a melhor solução?

Ainda que, numa primeira imagem, estas duas soluções nos possam parecer semelhantes, a verdade é que existem diferenças substanciais entre elas, nomeadamente ao nível dos serviços, riscos e preço.

Serviços

Enquanto no leasing tudo o que diga respeito a, entre outros, manutenções, impostos e seguros são pagos pelo condutor, no renting todos estes serviços ficam a cargo da empresa de aluguer.

Preço

No renting, o cliente não tem a necessidade de desembolsar um valor de entrada e o pagamento só incide sobre o prazo e quilómetros contratados. Mesmo com os serviços incluídos, a mensalidade pode acabar por ser mais baixa do que no leasing. Aqui depende da entrada inicial dada no Leasing.

Riscos

No leasing o condutor é o responsável pelo automóvel, ao passo que no renting é a locadora.

Flexibilidade e Sustentabilidade

O renting, enquanto solução de aluguer de longa duração, permite não só trocar de carro com mais frequência, como ajustar o prazo e os quilómetros contratados com mais flexibilidade e menos burocracia do que no leasing.

A solução de renting acaba, também, por ser mais sustentável do que o leasing, já que permite ao cliente conduzir as viaturas ecologicamente mais amigáveis do mercado e escolher oficinas protocoladas com elevados padrões ambientais.