A revisão automóvel é um dos processos mais importantes pelos quais o seu veículo deve passar periodicamente. No entanto, nem sempre são conhecidos os riscos associados ao seu adiamento ou não realização. Vamos descobrir a revisão automóvel dos seus veículos SEAT (SEAT Ibiza, SEAT Leon, SEAT Leon Sportstourer, SEAT Arona, SEAT Ateca ou SEAT Tarraco)?
A revisão do automóvel é a principal manutenção do seu carro, por isso, deve respeitar a sua realização periódica. Realizar a revisão nos tempos definidos garante não só que o seu carro dure mais tempo como previne problemas, no futuro, resultantes de uma má manutenção.
Durante uma revisão completa automóvel são alterados os fluídos e filtros que formam parte da mecânica do veículo. Estas peças normalmente não são de valor elevado e a sua substituição é fulcral para o bom funcionamento automóvel. Coloque a sua segurança em primeiro lugar e agende o serviço na SEAT.
O primeiro passo da revisão do seu veículo inclui a inspeção do estado atual do automóvel, de danos específicos e de componentes que podem estar em fim de vida útil.
A manutenção de carros é realizada tendo em conta as constatações feitas na fase de inspeção. Aqui são ajustadas configurações necessárias, como por exemplo o aperto de componentes e o alinhamento das rodas.
Consulte o manual do seu automóvel para perceber quando é que, idealmente, deve realizar a revisão ao seu veículo. Caso não tenha o manual da sua viatura consulte o seu SEAT Service. O painel de instrumentos vai avisar com alguma antecedência do prazo em dias e quilómetros em que terá de efetuar a manutenção da sua viatura.
Dica SEAT: não deixe a revisão automóvel para dias que antecedem uma grande viagem. Primeiro porque pode ser detetado um problema mais grave ou pode até não ser realizada e colocar todos os passageiros em risco.
Para viaturas com intervalo de manutenção fixo, o prazo é de 15.000 quilómetros ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. É efetuada a troca de óleo e alguns filtros (dependendo dos quilómetros), bem como a inspeção visual.
O óleo de travões deve ser trocado a primeira vez aos 3 anos e depois a cada 2 anos.
Para viaturas com intervalo flexível até 2014, o prazo é de 30.000 quilómetros ou 2 anos, o que ocorrer primeiro. É efetuada a troca de óleo e alguns filtros (dependendo dos quilómetros), bem como a inspeção visual.
O óleo de travões deve ser trocado a primeira vez aos 3 anos e depois a cada 2 anos.
Para viaturas com intervalo flexível após 2014, para toda a gama, o painel de instrumentos vai indicar qual o serviço a efetuar, se o serviço troca de óleo ou o serviço de inspeção (que não inclui a troca de óleo)
Serviço de Troca de Óleo* | Como máximo cada 2 anos ou 30.000 km* | |
Serviço de Inspecção | Deve ser realizada a primeira vez aos 2 anos ou 30.000 km*; depois a cada ano ou 30.000 km*. | |
Troca de Fluido de travões | Deve ser realizada a primeira vez aos 3 anos; depois cada 2 anos. |
* O que ocorrer primeiro.
A não realização da revisão automóvel tem um grande impacto na saúde e longevidade do seu carro. Conheça alguns comportamentos preventivos a adotar para poupar na sua manutenção auto:
Os amortecedores são componentes importantes na segurança rodoviária. O seu bom funcionamento depende de fatores como: estado da estrada, carga do veículo, quilometragem e efeitos de desgaste. Por esta razão, recomenda-se verificações regulares, a cada 20.000 quilómetros.
Com um papel indispensável na condução diária, a sua substituição é de extrema importância. Deve fazê-lo aquando dos primeiros sinais de neglicência: quando começam a fazer barulho ou ficam muito duras.
Verifique regularmente o estado dos seus pneus e evite travagens bruscas.
Existe uma variedade de coisas que provocam a deterioração do seu automóvel:
O atrito entre peças móveis pode provocar um desgaste acentuado e acabar por levar à disfunção de componentes. Isto é comum, por exemplo, no caso de escovas limpa-vidros, discos e pastilhas de travão. O desgaste tende a ser maior quanto mais frequente for o seu uso.
Em componentes sujeitos a agentes com potencial corrosivo, por exemplo, água salgada ou ar. Ocorre, normalmente, com o passar do tempo em componentes metálicos do radiador ou carroçaria.
Os componentes do veículo são criados para condições de utilização específicas. Por esta razão o tempo de vida depende do uso adequado. Por exemplo, arranques severos com o motor frio ou mudanças de velocidade desadequadas vão comprometer o tempo útil de vida desses componentes.
Relacionado com processos químicos variados, o envelhecimento de componentes pode não estar associado à frequência de uso. Por exemplo, fluído dos travões e bateria de arranque atingem o seu limite de tempo útil, tendo ou não sido usados intensivamente.
A aplicação de força excessiva nos componentes que não foram criados para tal provoca a sua destruição e disfunção posterior.
Cuide da saúde do seu automóvel para proteger a sua. Consulte outros artigos disponíveis no Mundo SEAT.