• Carros pequenos – SEAT Ibiza

    Distância de Segurança: Prepare-se

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    Distância de Segurança: Prepare-se

De todas as regras essenciais do código da estrada, as que se referem à distância de segurança são algumas das que facilmente caem em esquecimento.

Esta negligência tem repercussões fatais, uma vez que em muitas situações de acidente rodoviário a existência de uma distância de segurança entre veículos seria suficiente para prevenir qualquer descontrolo ou embate.

Neste artigo explicamos-lhe tudo sobre a distância de travagem e a de segurança, bem como pode calculá-las de acordo com cada situação.

O que é a distância de segurança?

Na sua definição técnica, a distância de segurança é a distância mínima que dois veículos devem manter entre si para que, no caso de travagem brusca, não colidam. Porque diferentes contextos requerem distâncias de segurança específicas, esta é calculada pela soma da distância de reação com a distância de travagem e vem expressa no Sistema Internacional em metros. Passamos a explicar estes dois conceitos.

Distância de reação

De acordo com o Código da Estrada, a distância de reação é o espaço percorrido pelo veículo durante o tempo de reação do condutor, ou seja, desde que vê um problema/obstáculo até atuar perante ele.

Estima-se que para um condutor em estado psicológico normal esta reação aconteça em 1 segundo. No entanto, a existência de fatores de risco inerentes ao condutor, como é o caso de fadiga, alterações emocionais ou influência de álcool, medicamentos ou psicotrópicos, produz um aumento do tempo de reação.

A uma velocidade de 40 km/h, por exemplo, visto que o carro percorre 40000 metros em 3600 segundos, a distância de reação para um condutor normal é de 11,111 m (distância/tempo).

Distância de travagem

Desde o momento em que o condutor começa a travar até ao momento em que o veículo fica imóvel, existe alguma distância, quer em termos de tempo quer em termos de espaço - trata-se da distância de travagem.

Existem diversos fatores que podem influenciar a distância de travagem recomendada. Entre eles estão a velocidade (principal fator), as más condições de aderência à estrada (por motivos de chuva ou areia, por exemplo), e o estado de conservação do veículo (pneus, pastilhas dos travões, suspensão, entre outros).

Sabia que ao duplicar a velocidade, a distância de travagem quadruplica? O cálculo desta distância faz-se através da fórmula V²/100, em que V = Velocidade. No mesmo exemplo em que o veículo circula a 40 km/h, a distância de travagem será, portanto, de 16 m ((velocidade*velocidade) /100).

Distância de Paragem

A junção da distância de reação com a distância de travagem e dos fatores internos e externos que influenciam a condução em determinado momento constituem a distância de paragem. No exemplo descrito acima, a distância de paragem será de 27 m (11+16), o que equivale à distância mínima de segurança.

Como calcular a distância de segurança na estrada?

Visto que a distância de segurança é influenciada por múltiplos fatores, é importante que os condutores tenham em mente formas práticas de a calcular.

O método mais utilizado envolve recorrer a um ponto de referência, como, por exemplo uma árvore ou um sinal de trânsito. Enquanto estiver a conduzir, preste atenção ao veículo que segue à sua frente e ao ponto de referência escolhido. Conte mentalmente 2 segundos a partir do momento em que o primeiro passa pelo segundo.

Se o seu carro passar pelo mesmo ponto de referência aos dois segundos, significa que terá 2 segundos (e cerca de 22 metros, caso circule a 40 km/h) para reagir e parar caso o carro da frente trave. Utilize este raciocínio para moderar a sua velocidade e conseguir um distanciamento seguro.

Qual a distância de segurança entre dois veículos parados?

Em situações de paragem, como é de filas de trânsito ou de veículos parados pelo semáforo, existe também uma distância de segurança recomendada, embora não seja especificada no código da estrada.

Nestes casos, a distância entre os dois veículos deve ser suficiente para permitir mudar de via sem necessidade de recuar, não embater no carro da frente na eventualidade de uma colisão traseira ou mesmo evitá-la se perceber que o carro de trás não conseguirá parar com segurança. Esta distância deve também permitir que os veículos prioritários consigam passar, deve permitir a passagem de peões caso exista uma passadeira e deve ser suficiente para evitar colisões em caso de falso arranque ou descaída do veículo da frente.

Hoje em dia, alguns carros possuem já mecanismos de segurança desenhados para minimizar os perigos na estrada, como é o caso do controlo de velocidade, da deteção de fadiga e da travagem de emergência, por exemplo. Se tem curiosidade em conhecer melhor estes sistemas, não deixe de explorar as características dos modelos SEAT!

Fontes:

IMT, circulaseguro.pt e Controlauto