O automóvel aproximou pessoas, cidades e países, mas, se mal utilizado, pode tornar-se um instrumento que pode colocar em perigo a nossa vida e a vida de outros. É exatamente por isto que se torna premente prevenir os acidentes rodoviários e/ou ajudar a reduzir as suas consequências.
Para além dos cintos e airbags, ao longo dos anos, a indústria automóvel tem apostado no desenvolvimento de sistemas de segurança que tornam os veículos cada vez mais seguros, como é o caso dos modelos SEAT Ibiza, Arona, Leon, Leon Sportstourer, Ateca e Tarraco.
Por exemplo, o Leon Sporstourer, automóvel que conquistou 5 estrelas nos exigentes testes Euro NCAP, traz, entre outras coisas, um Cruise Control Adaptativo com assistência frontal que utiliza sensores de radares para ajustar a sua velocidade aos veículos que circulam à sua frente, prevenindo colisões já que trava automaticamente quando a distância diminui para patamares que o sensor não considera seguras. Inclui ainda um Assistente Pré-Colisão, que prepara os ocupantes para uma eminente colisão, um sistema de deteção de ângulo morto, um Assistente de Saída que ajuda nas saídas de marcha-atrás de espaços apertados, e um Assistente de Emergência 3.0 que vai conduzir o carro de forma autónoma (ativa luzes, mantém-no na faixa e trava até parar) quando o sistema não deteta nenhum sinal do condutor.
Apesar destas inovações que tornam a condução mais segura, o fator humano continua a ser preponderante para que automóvel e ocupantes cheguem ao seu destino são e salvos. Face a esta necessidade, nasceu em 1965 a PRP (Prevenção Rodoviária Portuguesa) que, desde então, se tem ocupado de promover ações de sensibilização, em conjunto com as autoridades, junto da população portuguesa.
Se uma parte das medidas de prevenção rodoviária são do senso comum, como não conduzir alcoolizado, outras há que nos podem escapar. De forma a contribuirmos para estradas mais seguras para todos, vamos deixar-lhe com tudo aquilo que precisa de saber para que chegue sempre ao seu destino em segurança. Porque prevenir é sempre o melhor remédio!
De acordo com o relatório de sinistralidade elaborado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), as maiores causas de acidente durante os primeiros onze meses de 2022 foram o excesso de velocidade, condução sob o excesso de álcool, utilização do telemóvel, falta de manutenção do automóvel, condições climatéricas e mau estado da via. Estes acidentes acabaram por causar feridos e vítimas mortais entre ocupantes dos veículos e peões, tornando a necessidade da adoção de medidas de segurança e prevenção rodoviária uma questão crucial para todos.
De forma a ajudar neste desafio que une a comunidade, tome nota destas dicas de prevenção rodoviária:
- Verificar o estado geral do veículo. Nesta "vistoria" incluem-se os pneus, travões, suspensão, direção, operacionalidade do limpa para-brisas, luzes e sistemas de sinalização; - Verificar que a carga vai bem distribuída e devidamente acondicionada (especialmente importante em veículos pesados); - Não conduzir sob o efeito de álcool e/ou drogas. Mesmo em quantidades reduzidas, estas substâncias alteram a nossa perceção e diminuem a nossa capacidade de reação colocando, deste modo, todos os utilizadores da estrada em perigo; - Se está a tomar alguma medicação, ler a bula que a acompanha para perceber se pode conduzir após a sua ingestão. Vários medicamentos trazem contraindicações para a condução ou operação de maquinaria pesada após a sua ingestão, uma vez que podem causar sonolência e diminuir os reflexos; - Se transportar crianças faça-o sempre no banco de trás e com o cinto de segurança ou com os dispositivos de retenção exigidos por lei (cadeira, por exemplo); Utilizar sempre o cinto de segurança, mesmo em distâncias curtas; - Respeitar os limites de velocidade dentro e fora das localidades tendo o cuidado para a ajustar em todas as ocasiões às condições climatéricas e ao estado do piso; - Fazer pausas regulares em viagens longas. Se conduzir um pesado de mercadorias, tenha atenção aos limites horários do tacógrafo; - Manter sempre a distância de segurança para o veículo que circula à frente; - Evitar manobras perigosas e, sobretudo, não arriscar ultrapassar, especialmente em zonas com fraca visibilidade; - Em condições climatéricas adversas, como chuva ou nevoeiro, circular sempre com os médios e faróis de nevoeiro ligados; - Caso o automóvel avarie, devemos imobilizar o veículo na berma ou o mais junto à berma possível, vestir o colete e colocar o triângulo de sinalização a uma distância de 30 metros da retaguarda do carro, de modo que este seja visível a, pelo menos, 100 metros de distância.
Fontes: Circula Seguro